segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

retífica são francisco

cabeçote
virabr
biela
cam
passei pela placa, muito rápido. final de dezembro, cansada às sete horas da manhã. achei que estava delirando. no dia seguinte o semáforo fechou na hora certa e anotei no caderninho:

cabeçote
virabrequim
biela
cambagem

uau. me senti em budapeste: eu até juntava as letras, conseguia ler, mas nada fazia sentido. (intuí que cabeçote, virabrequim e biela eram peças do motor. mas o que seria cambagem?)

no terceiro dia consegui ler a última linha:
recondicionamos todos os motores.
e pensei: quando tiver um tempinho é aqui que eu venho, pra me ajeitar pro ano que vem.

5 comentários:

  1. Ei Ana Marconato. Passei por aqui pra dizer que dei uma geral nos seus textos. E como às segundas-feiras costumo ter uma certa preguiça pra discutir conteúdo, vou te dizer algo sobre a forma. Fico muito feliz de ver alguém tratando a nossa gramática e ortografia com o devido respeito, em tempos em que as coitadas são tão maltratadas. Adoro ler coisas bem escritas, independentemente do que elas queiram dizer. Parabéns pra vc!! As minúsculas no início das frases eu tratei como questão de estilo e/ou liberdade poética. Sobre as questões em si, conversaremos depois, quiçá pessoalmente. Bjão. Dado

    ResponderExcluir
  2. eduardo duprat, que prazer em recebê-lo! obrigada pelos elogios. que bom que você leu e gostou! quanto à discussão de conteúdo, isso tá cheirando a sabatina, mas vamos lá. a curiosidade pra saber o que você tem a dizer é bem maior que a minha preguiça de discutir o assunto. (que, garanto, é maior que a sua!) aí eu te explico a abolição das maiúsculas (e, talvez, você me explique o sumiço de algumas letras na sua mensagem acima). beijo!

    ResponderExcluir
  3. Procurei, procurei e não encontrei as tais letras que faltam. Só ser forem o "e" e o "i" do "bjão". Mas aí, você sabe como é né? Internetês nega (aliás, é um saco ter que escrever nega sem acento, muda tudo). Que bom que vc também tem preguiça de discutir conteúdo, assim pulamos esta etapa. Mas terei prazer em trocar ideias (sem acento novamente, argh!!!) contigo. A princípio posso dizer que adorei o texto dos sotaques. No final de semana vou viajar com as netinhas, mas deixo de antemão um convite pra jantar na quinta. Veja aí sua agenda, provavelmente repleta de compromissos sociais e profissionais, e se sobrar um tempinho pro amigo novo dá um alô!. BEIJÃO, com todas as letras.

    ResponderExcluir
  4. O foguete acontece quando a retífica não basta... tem que trocar...

    Feliz Ano Novo!!!

    ResponderExcluir
  5. oi fernando! bom ano novo pra você também! (e, bom, não precisei ir na retífica ainda. por enquanto é tudo original de fábrica.)

    ResponderExcluir