sábado, 5 de dezembro de 2009

o homem, esse enigma

uma coisa que me intriga é a absurda memória que os homens têm para guardar certos tipos de informação.
tem cara que não sabe a tabuada do oito de cor, mas tem a tabela do campeonato brasileiro de todos os anos, desde 1978, na ponta da língua. sabe a escalação de todos os times, os técnicos, os placares. não duvido de que saiba também o nome do massagista. se bobear, ainda descreve lances ("lembra daquele gol que o time x fez no y, nas oitavas de final do campeonato carioca da segunda divisão, em 83? o fulano lançou o beltrano, que driblou o sicrano e encobriu o goleiro. uma pintura!"), como se declamasse poemas. como é que pode?
outros decoram diálogos inteiros de filmes. você tá lá na festa, não conhece ninguém muito bem mas veio um moço simpático puxar assunto e aí começa um papo sobre cinema. "assistiu x?", "vi sim, nossa, muito bom, né?", "é! adoro aquela parte que o fulano vira pro beltrano e diz blá blá blá e aí ele responde blá blá blá......" e eu, pobre desmemoriada que sou, fico pensando se, de fato, estamos falando do mesmo filme. porque, juro, não lembro absolutamente deste diálogo. pensando bem, lembro vagamente dos personagens que o rapaz cita, ali, com precisão. pode acontecer de eu lembrar de situações do filme, de cenas inteiras, possivelmente da música e do figurino. certamente das cores. mas dos diálogos? não, com certeza. e olha que sou uma aficcionada das palavras. o que fazer nessa hora? o moço interessante ali, e eu passando por doida, pois acabei de dizer que adorei o filme, e agora olho pra ele com cara de ué, do que você tá falando, cara? ai ai.
manifestei essa minha curiosidade para um amigo e ele respondeu que é só uma questão de interesse. será? eu me interesso por vários assuntos, mas não guardo um banco de dados enciclopédico nos meus neurônios sobre nenhum deles. sei o básico, aí junto com coisas que ouvi aqui e ali e consigo discorrer um pouco sobre o tema. e não conheço nenhuma mulher que fique citando diálogos inteiros de filmes ou saiba a tabela do campeonato de cor. isso sem falar no air guitar, aquela mania ridícula que alguns caras têm de ficar imitando guitarrista, como se estivessem no palco. ops. peraí, eu já fiz air guitar. no carro. é, o trânsito tava parado, começou a tocar summertime no rádio e eu não resisti, mandei ver. não contente em fazer air guitar, ainda dublei a janis joplin. e devo ter feito caretas. ai meu deus. será que o bonitinho do carro ao lado viu?

3 comentários:

  1. No caso do futebol, guardamos para impressionar os amigos. No caso do cinema... as amigas. Simples e binário assim: X e Y.

    ResponderExcluir
  2. Mas, Ana, lembre-se que mulheres sabem nomes de pontos de tricô, de tecidos, nome de cores de esmalte, nomes dos tipos de calça que estão na moda (são tantos nomes para a mesma calça que eu já desisti), nomes de lojas que vendem chá-daquele-tipo que-é-bom-para-aquele-tipo-de- problema e, pior, lembram o nome de todas as pessoas com quem transaram!! Esta é difícil...

    ResponderExcluir
  3. oi sergio, que honra tê-lo aqui! olha, disso tudo que você falou só me lembro de uma coisa... beijo!

    ResponderExcluir