quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

sotaque

dia desses eu estava no ônibus, empacada no trânsito da faria lima, bem ao lado de uma banca de jornais. da janelinha dava para ver bem os cartazes das revistas. o da playboy dominava, com a foto da moça da capa. eu estava muito mais interessada em escutar a conversa de dois rapazes que estavam sentados atrás de mim e comentavam vivamente os predicados da moça, quando um deles resumiu: gostosa!. só que tem um detalhe: o moço era carioca. esse gostosa saiu com um s com som de x, um o (o segundo) aberto e prolongado e riso na voz. ou seja, não deixou a menor dúvida: a mulher da capa da playboy, seja lá quem for, era muitíssimo gostosa!
desde esse dia passei a achar que gostosa é uma palavra que só deveria ser pronunciada por cariocas, e ponto final. com outros sotaques as coisas perdem o sabor.
por outro lado, ornar só orna mesmo se for falado aqui em são paulo. de preferência no interior, com os rr bem caprichados, cheios de voltinhas.
a urca é um caso à parte: toda vez que eu chego no rio e peço pro motorista do táxi: urca, por favor, me sinto a criatura mais paulistana do mundo. moóca, brás, bexiga, pari e belenzinho se unem na minha urca. mas, sendo eu paulistana da gema, como poderia dizer urrca, porr favorr? sem chance. então, assumo minha condição de turista. e, se bobear, emendo um meu, que calor, hein?! na sequência, só pra confirmar.
venha, minha linda é uma frase para ser dita ao pé do ouvido, com o moço fazendo cafuné no cangote. com sotaque pernambucano, evidente.
difícil vai ser conhecer um rapaz que more na urca, me chame com um venha, minha linda pernambucano, me elogie com um gostosa! carioca e, ainda por cima, orne comigo.

4 comentários:

  1. Bom... pode acontecer e o sapo ser um gringo, numa noite dessas pela internet, teclando: "venha cá mi lindo", "you are so hot", " I live in Urca, Buenos Aires". Neste caso, se ornar, o sapo é príncipe.

    ResponderExcluir
  2. olha aninha, pra juntar todas essas qualidades, só mesmo com um programa específico de treinamento, rs. se ornar, o resto se constrói.
    parabéns pelo blog, muito legal!
    beijos, mau

    ResponderExcluir
  3. fernando e mau: claro, o mais importante é ornar! mas sabe como é, quem conta um conto aumenta um ponto e eu quis botar um molhinho na minha história...
    ina: que bom que você gostou, fico feliz!
    adorei a visita, voltem sempre e fiquem à vontade. a casa é de vocês!

    ResponderExcluir